Notícias

Cinquenta anos depois do feito de Zerbini, congresso aborda o transplante cardíaco

Cinquenta anos depois do feito de Zerbini, congresso aborda o transplante cardíaco

Cinquenta anos depois de o médico Euryclídes de Jesus Zerbini realizar, em 26 de maio de 1968, o primeiro transplante de coração no Brasil, o procedimento será tema do 39º Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo – Socesp

 

A palestra “Transplante cardíaco como opção terapêutica” será proferida, às 10 horas do dia 31 de maio, no Transamérica Expo Center, pelo médico Fernando Bacal, livre docente em Cardiologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e diretor da Unidade Clínica de Transplante Cardíaco do Instituto do Coração (InCor). 

 

O InCor nasceu do Centro de Ensino de Cirurgia Cardíaca, criado por Dr. Zerbini. Depois de cinco décadas desde o feito do notório cirurgião, a prática tem contribuído para salvar as vidas de muitos brasileiros. Em 2016, por exemplo, segundo dados oficiais do Ministério da Saúde, o Brasil bateu o recorde nacional de transplantes de coração, com a realização de 357 procedimentos.

 

O transplante é indicado em casos de problemas cardiovasculares mais graves, que colocam em risco a vida do paciente e não podem ser tratados clinicamente ou por meio de outras modalidades cirúrgicas. Os casos nos quais há mais indicação são os de miocardiopatia, doença cardíaca congênita e válvulas cardíacas com alterações graves.  

 

O transplante pode ser realizado em todas as faixas etárias, desde recém-nascidos até idosos. Há dois tipos: o ortotópico, que se caracteriza pela substituição de um coração por outro; e o heterotópico, quando o coração do doador é implantado sobre o do receptor, que fica, portanto, com dois órgãos. 

 

Gravidade é critério para a fila de cardíacos

 

Para que um paciente entre na fila para receber o procedimento, é necessário que seu médico faça seu cadastramento no Sistema Nacional de Transplantes do Ministério da Saúde. No caso de portadores de doenças cardiovasculares, o principal pré-requisito para a operação não é a data de cadastramento, mas a gravidade do problema, aliada à compatibilidade sanguínea com o doador do órgão. 

 

O sistema tem um prontuário eletrônico, que pode ser acessado na internet pelo paciente ou o responsável, com o número e senha gerados no ato de inscrição no Cadastro Técnico Único. Atualmente, cerca de 260 pessoas aguardam a doação de um coração no Brasil, sendo 120 em São Paulo. No grupo, há 44 crianças.

 

O congresso

 

O 39º Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo – Socesp realiza-se nos dias 31 de maio, 1º e 2 de junho, no Transamérica Expo Center, na capital paulista. Reunirá mais de sete mil médicos de todo o Brasil e sua grade de palestras e apresentação de trabalhos inclui alguns dos mais reconhecidos especialistas internacionais e brasileiros da especialidade e disciplinas correlatas. Inscrições permanecerão abertas até 21 de maio.

 

Sobre a SOCESP 

A Socesp - Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo é uma entidade sem fins lucrativos, fundada em 1976. Regional da Sociedade Brasileira de Cardiologia e Departamento de Cardiologia da Associação Paulista de Medicina, conta com cerca de 8 mil sócios. Os principais objetivos da Socesp são contribuir para a atualização dos cardiologistas do estado e difundir o conhecimento científico gerado pela própria Socesp aos profissionais da saúde que atuam na Cardiologia e para a população.

 

Atendimento à Imprensa

Ricardo Viveiros & Associados – Oficina de Comunicação

William Prado – william.prado@viveiros.com.br

Beatriz França - beatriz.massi@viveiros.com.br

 

Telefone: (11) 3675-5444

 

Site: www.viveiros.com.br

Editoria: www.biografiaempresarial.com.br

Twitter: www.twitter.com/RVComunicacao

Facebook: facebook.com/RicardoViveirosComunicacao


Veja também

Ver todas as notícias

Realização e Secretaria Executiva

SOCESP

Organização Científica

SD Eventos

Agência Web

Inteligência Web
SOCESP

XXXIX Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo

31 de maio a 02 de junho de 2018
Transamerica Expo Center | São Paulo - Brasil