Tema Livre

TRABALHOS APROVADOS > RESUMO

Emergências Médicas no Consultório Odontológico em Pacientes Cardiopatas

Milena Mazzei Barcia, Queila Aline de Lima, Luiz Felipe Porrio de Andrade, Ana Carolina de Andrade Buhatem Medeiros, Tiago Watanabe, Levy Anderson Cezar Alves, Frederico Buhatem Medeiros
Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas - São Paulo - São Paulo - Brasil

Introdução: Embora não sejam comuns, as situações de emergência médica podem ocorrer na prática odontológica de modo imprevisível, sem obedecer a regras ou padrões definidos. O cirurgião-dentista deve, portanto, estar preparado para resolvê-las. A avaliação do estado geral de saúde e a adoção de medidas preventivas aumentam a segurança clínica no atendimento de pacientes que requerem cuidados especiais, como os cardiopatas.

Objetivo: Enfatizar a importância e o conhecimento dos principais sinais e sintomas, medicações e condutas frente às emergências médicas, em pacientes com alterações cardiovasculares.

Materiais e Métodos: Descrever as emergências médicas que possam acontecer no dia-dia do consultório odontológico, por meio de uma revisão literatura dos últimos 15 anos, com suas respectivas condutas, medicação e sinais e sintomas entre elas: síncope, lipotímia, parada cardiorrespiratória, angina pectoris, infarto agudo do miocárdio, crise asmática, hipoglicemia e hiperglicemia, hipertensão arterial e asfixia por engasgo.

Conclusão: O cirurgião-dentista precisa estar capacitado e treinado para diagnosticar e intervir de forma adequada nas emergências médicas em consultório odontológico, evitando situações inesperadas, para garantir a integridade física do paciente com alterações cardiovasculares, até que os mesmos possam receber atendimento especializado.

Realização e Secretaria Executiva

SOCESP

Organização Científica

SD Eventos

Agência Web

Inteligência Web
SOCESP

XXXIX Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo

31 de maio a 02 de junho de 2018
Transamerica Expo Center | São Paulo - Brasil