Tema Livre

TRABALHOS APROVADOS > RESUMO

Ecocardiografia de estresse por estimulação programada – uma opção segura para pesquisa de isquemia em portadores de marcapasso.

Josana Lucas Araújo, Ana Gabriela Menezes de Jesus Torres, Felipe Franco Fonseca, Igor Melo Alvim, Thiago Gonçalves Schroder e Souza, Felipe de Souza Possani, Hélio Lima de Brito Júnior, José Dondici Filho, José Resende de Castro Júnior
HOSPITAL UNIVERSITARIO - UFJF - JUIZ DE FORA - MINAS GERAIS - BRASIL

Introdução: A pesquisa de isquemia miocárdica em portadores de marcapasso permanente (MP) pode ser um desafio devido à dificuldade de interpretação do eletrocardiograma no teste ergométrico além da baixa especificidade da cintilografia de perfusão miocárdica. A ecocardiografia de estresse por estimulação programada (EEEP) nestes pacientes pode ser uma opção ao estresse farmacológico por não necessitar de jejum, interrupção do uso de beta-bloqueadores, acesso venoso e administração de drogas endovenosas com possíveis efeitos adversos, podendo ser uma opção mais segura nesta população, apesar na necessidade da presença do equipamento de telemetria e de médico capacitado para operá-lo. Objetivo: Relatar a experiência inicial na realização de EEEP em portadores de MP para pesquisa de isquemia com DAC suspeita ou conhecida. Descrição: Foram avaliados 12 pacientes com idade média de 68 anos, sendo 67% homens. A estimulação ventricular do MP por telemetria foi realizada em 11 pacientes e a estimulação atrial em 1 caso. A programação externa foi iniciada na frequência cardíaca (FC) de 100 bpm com incrementos de 10 bpm a cada 2 minutos até a ocorrência de sinais de isquemia, sintomas intoleráveis ou até que atingisse FC máxima ou submáxima estipuladas para a idade. Obtivemos 3 casos com resposta positiva para isquemia miocárdica (25%), sendo que em 2 casos houve relato de angina que melhorou com retorno dos parâmetros do MP a níveis basais. Não houve eventos adversos maiores (parada cardíaca, infarto agudo do miocárdio, arritmias graves ou hipotensão grave) ou relato de quaisquer outros sintomas. Discussão: A EEEP é uma alternativa segura e eficaz nos portadores de MP para pesquisa de isquemia miocárdica na DAC suspeita ou conhecida, porém necessita de recursos tecnológicos (telemetria) e humano (médico capacitado para estimulação programada) para execução do protocolo em conjunto com o ecocardiografista.

Realização e Secretaria Executiva

SOCESP

Organização Científica

SD Eventos

Agência Web

Inteligência Web
SOCESP

XXXIX Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo

31 de maio a 02 de junho de 2018
Transamerica Expo Center | São Paulo - Brasil